Laboratório

A utilização de sementes de soja de alta qualidade é de fundamental importância para o sucesso do cultivo. Sementes de alto vigor propiciam a germinação e a emergência das plântulas de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas de alto desempenho, com potencial produtivo mais elevado.

O uso de semente de qualidade superior dá segurança ao produtor no momento de instalar sua lavoura. A semente possui atributos de qualidade genética, física, fisiológica e sanitária, o que lhe confere a garantia de um elevado desempenho agronômico. Para semente ser considerada de alta qualidade deve ter características fisiológicas e sanitárias, tais como altas taxas de vigor, de germinação e de sanidade, bem como garantia de pureza física e varietal, livre da disseminação de plantas daninhas, doenças e pragas que possam comprometer a produção, com uniformidade de desenvolvimento.

O controle de qualidade deve ser estabelecido por um laboratório de análise de semente, onde serão aplicados vários testes que avaliem a viabilidade e vigor de um lote de semente antes da sua implantação a campo. Os testes devem ser rápidos, confiáveis, e complementares, ou seja, sempre realizar mais de um teste para cada lote para poder comparar os resultados tornando-os mais confiáveis e precisos, agilizando a tomada de decisão referente ao manejo do lote..

O sistema de produção deve estar atrelado a um bom programa de controle de qualidade, por meio da disponibilização de um laboratório de sementes, operado por profissionais treinados e experientes.

Hoje a Sementes Três Pinheiros disponibiliza de um laboratório próprio, com toda a estrutura necessária para realização de todos os testes de qualidade, como Envelhecimento Acelerado, Germinação, Tetrazólio e Canteiro, com objetivo de aferir a qualidade dos lotes e entregar semente de alta qualidade para os clientes e parceiros.